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10 dicas de marketing para agentes de viagem em 2021

10 dicas de marketing para agentes de viagem em 2021
Agente de Valor
jan. 22 - 7 min de leitura
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O primeiro mês de 2021 está chegando ao fim, e se você não fez o planejamento para os próximos meses, essa é a hora de atualizar suas estratégias. Separamos dez dicas de marketing para que os agentes de viagem possam operar e comercializar seus negócios de forma eficaz. Confira!

1. Planejamento de mídias sociais

As mídias sociais são uma ferramenta gratuita e útil para atrair novos clientes. Crie um cronograma que determine quando você vai postar, em qual plataforma e com que frequência.

Procure desenvolver ideias criativas e formatos diferentes para suas postagens: fotos, podcasts ou vídeos envolventes, perguntas e respostas com especialistas do setor, enquetes ou descontos para clientes fiéis. Vale a pena acompanhar os concorrentes para se inspirar (mas jamais copiar).

2. Trabalhe com experts do setor

Uma das estratégias de marketing para 2021 é contar com testemunhos de especialistas do setor de Turismo. Se você tem um blog ou participa de alguma comunidade, convide visitantes para compartilhar suas experiências. É claro que um agente de viagem sabe tudo sobre a indústria do turismo, mas seus clientes podem também se interessar nas experiências vividas por outros profissionais que têm autoridade em diferentes especialidades ligadas a viagens.

Isso criará mais engajamento com seu público-alvo e dará a você a chance de interagir com outros profissionais de viagens de uma forma divertida e criativa. E se você fizer uma parceria com seus convidados, por exemplo, com compartilhamentos de seus produtos nas redes sociais, poderá atrair novos clientes para o seu negócio.

3. Viralização de vídeos curtos

Quando o assunto é engajamento nas mídias sociais, não podemos esquecer da criação de vídeos curtos. O público curte e compartilha vídeos divertidos, de dublagens, desafios etc. Aqueles que possuem entre 15 a 30 segundos podem acabar viralizando nas redes sociais – especialmente se forem criativos e/ou engraçados.

O que parece ser uma simples brincadeira é uma das estratégias mais eficientes do marketing digital, uma vez que chama a atenção de todos os públicos: crianças, adolescentes e adultos. Então, que tal implementar esta tendência em seu planejamento de marketing para oferecer de forma descontraída os seus produtos e serviços?

4. Transmissão ao vivo

As transmissões ao vivo foram um grande sucesso em 2020, ampliando a audiência dos mais diversos negócios. Essa sacada de marketing foi necessária por conta do distanciamento social exigido pelos órgãos de vigilância sanitária devido à Covid-19. Mas o que parecia uma medida temporária se tornou algo bastante promissor – e que deve continuar presente daqui em diante.

Um bom exemplo disto é a BWT Operadora, que trouxe referências do mercado para um bate-papo descontraído, mas com muita informação sobre diversos destinos nacionais e internacionais.

5. Reformule a cara da sua marca

O setor de Turismo tem passado por muitas transformações, e você pode aproveitar o momento para reformular a sua marca, criando um layout mais profissional para o seu cartão de visitas, fotos mais estruturadas em suas redes sociais, modificando a logo etc.

Se você não sabe por onde começar com a repaginação de sua marca, pergunte-se: "o que eu quero que os clientes sintam, vivenciem ou sejam capazes de fazer quando acessarem meu site ou olharem meu cartão de visita?"

6. Parcerias com fornecedores de serviços

Que tal criar campanhas de sorteio para quem segue sua empresa nas redes sociais ou agende uma viagem diretamente com você? Conecte-se com um destino, empresas terceirizadas, companhias aéreas ou  alguma atração e veja se eles estariam dispostos a oferecer um prêmio ou uma oferta.

Em troca, você pode divulgar os negócios de seus fornecedores em seu site e nas redes sociais durante o sorteio e escrever um post sobre a empresa.

7. Tire proveito das ferramentas digitais

Saber tirar proveito das ferramentas digitais é indispensável para aumentar a visualização de sua marca. Em 2020, elas foram incorporadas em nosso dia a dia e a tendência de marketing para 2021 é de mais investimento nesta área.

Por exemplo, o Google Analytics e os anúncios criados no Google Ads são excelentes ferramentas de sucesso para destacar seu negócio. Ambos favorecem campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas.

Além disso, quando você incorpora SEO (estratégia que expõe seu produto de forma orgânica em plataformas de busca como o Google) ao seu site, fica muito mais fácil para as pessoas encontrarem sua empresa ao pesquisarem "agentes de viagens". É uma estratégia que vem crescendo rapidamente e se inovando de acordo com os novos hábitos dos consumidores.

8. Ouça a opinião de seus clientes

Qual consumidor não gosta de ter sua opinião ouvida e valorizada? Empresas que oferecem canais de comunicação criam vínculo com os clientes e mostram o quanto eles são vitais para o desenvolvimento da marca.

O resultado é uma proximidade muito maior entre clientes e empresas, que favorece o aumento da satisfação e também da fidelização.

Lembre-se de que todas as empresas podem apresentar problemas em algum momento, e muitos dos seus consumidores sabem disso. Contudo, é a maneira como você lida com essas adversidades que faz com que um cliente se sinta acolhido e, claro, bem atendido pela sua empresa, mesmo quando ocorre algum problema.

Clientes satisfeitos (não apenas com o seu produto, mas também com seu atendimento e interação com a sua marca) têm um ticket médio maior e ajudam a sensibilizar outras pessoas, trazendo potenciais clientes para a sua empresa.

9. Ofereça novos produtos e serviços

Se você deseja que sua agência de viagens continue com bons resultados, você precisa ser criativo nos serviços e pacotes que oferece aos clientes. Reserve um tempo para o brainstorming e proponha a comercialização de serviços ou destinos novos e inovadores. 

Você também pode consultar uma pesquisa sobre tendências realizada no ano anterior baseada nos hábitos e interesses dos viajantes durante a pandemia e o que podemos esperar para 2021.

10. Comercialize para diferentes públicos

Seu objetivo como agente de viagens é encontrar novos mercados e manter os antigos, mas encontrar novos clientes pode ser um pouco complicado. O boca a boca é ótimo, as redes sociais funcionam bem, mas você também deve examinar os públicos que não foram atingidos. 

Se você deseja alcançar clientes em diferentes segmentos, sejam eles viajantes individuais, casais, viajantes com pets ou em grupo, deve pesquisar sobre esses públicos e as experiências que eles têm (ou querem ter) durante suas viagens. 

Produza conteúdos relevantes direcionados para esses clientes, alcance-os com anúncios patrocinados e estabeleça conexões. Essas ações vão gerar um maior engajamento e sua empresa pode se tornar referência no mercado! 

E então, o que achou das dicas? Está pronto para inovar e prosperar ainda mais em 2021? Deixe seu comentário!


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